3.06.2013

Doce de figo roxo (Ramy)


Doce de figo roxo (rami) Delícias Frugais




Fui apresentada a esse delicioso doce " figo rami" tão logo cheguei a Valinhos. Degustei na festa do figo roxo, que acontece todos os anos na cidade. E adorei!
Eu só conhecia doce de figo verde, figo cristalizado, e mesmo figo turco, que é desidratado.
Então resolvi eu mesma preparar o figo rami, e pesquisando na net descobri que se trata de uma receita bem brasileira. Eu acreditava que fosse uma receita Turca ou Libanesa.
Os figos Ramy ou Rami tem origem em Jundiaí - SP, mas logo ganhou o Brasil através da extinta indústria CICA, que começou  a industrializa-los em 1945. Foram comercializados em latas redondas com o nome de Figo Ramy até 1980. O nome tem origem em uma vila próxima à sede da empresa, onde morava Carlo, um trabalhador da indústria, e que artesanalmente, preparava o figo roxo em passa, secando-os, em um forno de cerâmica e embalando em celofane, precursor do doce industrializado pela CICA. Mais informações leia no blog PALADAR
Vamos a receita.


Ingredientes:
3 caixas de figo roxo maduro (firmes)
500 g de açúcar cristal
1 colher (sobremesa) de pó de café solúvel
70 ml de cachaça.

Modo de Preparo:
Lave os figos  e seque com cuidado, não retire os cabinhos, faça um pequeno corte em cruz no fundo de cada figo. 
Coloque na panela de pressão,um do lado do outro, com os cabinhos para cima, coloque o açúcar, café, e a cachaça. Leve ao fogo baixo deixando cozinhar por 45 minutos após levantar fervura. Após o cozimento desligue a panela e somente retire a tampa 12 horas depois. Sirva gelado, com queijo, requeijão ou creme de leite.

Dica: Não precisa por água, a calda vai ficar na consistência de mel.






























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!!